a META
O livro aborda uma empresa que encontra dificuldades diversas dentro de suas relações comerciais, não conseguindo atender os pedidos no tempo ideal e estipulado. A organização como um todo se encontra em colapso, o autor na sua trama foca apenas uma unidade fabril da corporação. Assim o gestor Alex se defronta com diversos problemas do dia a dia de sua unidade fabril e com a pressão maior dos executivos que administram o grupo. Logo no inicio do livro o autor descreve uma situação de atrasos em pedidos e uma cenário de total desorganização, onde as peças parecem sempre se movimentar de forma desorganizada.
Os atores parecem trabalhar apenas para apagar incêndios constantes que sempre geram novos focos. Esse é o ponto de inicio para uma trama empolgante que leva o empresário Rogo durante uma nova caminhada em sua carreira. Nesse novo inicio para o Rogo, personagem principal do livro, ele reaprende um novo modo de conduzir o negocio. O passo a passo é reaprendido em um reencontro inesperado com um antigo professor dos tempos universidades onde ele é questionado sobre a real produtividade de sua empresa. Começa aí a busca por um único objetivo, descobrir e conduzir a empresa à meta.
No contexto pode ser observado a importância das relações interpessoais como a atuação da hierarquia e as relações internas e externas (sindicatos e motivação dos colaboradores). O autor aponta a relevância da organização da empresa na área produtiva,