A Meta Resumo
O livro aborda uma empresa que encontra dificuldades diversas dentro de suas relações comerciais, não conseguindo atender os pedidos no tempo ideal e estipulado. A organização como um todo se encontra em colapso, o autor na sua trama foca apenas uma unidade fabril da corporação. Assim o gestor Alex se defronta com diversos problemas do dia a dia de sua unidade fabril e com a pressão maior dos executivos que administram o grupo. Logo no inicio do livro o autor descreve uma situação de atrasos em pedidos e uma cenário de total desorganização, onde as peças parecem sempre se movimentar de forma desorganizada.
Os atores parecem trabalhar apenas para apagar incêndios constantes que sempre geram novos focos. Esse é o ponto de inicio para uma trama empolgante que leva o empresário Rogo durante uma nova caminhada em sua carreira. Nesse novo inicio para o Rogo, personagem principal do livro, ele reaprende um novo modo de conduzir o negocio. O passo a passo é reaprendido em um reencontro inesperado com um antigo professor dos tempos universidades onde ele é questionado sobre a real produtividade de sua empresa. Começa aí a busca por um único objetivo, descobrir e conduzir a empresa à meta.
No contexto pode ser observado a importância das relações interpessoais como a atuação da hierarquia e as relações internas e externas (sindicatos e motivação dos colaboradores). O autor aponta a relevância da organização da empresa na área produtiva, mostrando a importância de uma boa movimentação de materiais apoiado por um melhor arranjo físico dos meios produtivos. Fatores como as relações com os sindicatos são extremamente relevantes em um contexto organizacional, pois podem através de organização em grupo instituir uma pressão contra a administração da empresa, podendo ocasionar paralisações e greves que ocasionam perdas maiores.
O livro inicialmente mostra a importância de uma boa relação com o sindicato para manter a estabilidade na empresa. E também proporciona o