A Meretriz Raabe
A meretriz Raabe
Quem foi Raabe?
Uma meretriz (prostituta). Era então mulher moralmente depravada, que jamais pensaríamos ser capaz de obter tão grande vitória mediante a fé. Mostra-nos através da sua história que não há pessoa que esteja fora do alcance de Deus.
Raabe residia em Jericó, terra do qual o Senhor prometeu entregar a Israel, cidade que achava-se protegida por muralhas e portas de grande resistência, localizada a 10 quilômetros do rio Jordão, rio do qual o Senhor fez o povo israelita passar a pés enxutos (Josué 3:17) no caminho para a conquista da terra de Jericó.
As características e virtudes de Raabe:
- Hospitaleira - Antes da conquista, mandou Josué dois espias, para analisarem como estava o animo dos moradores da terra que havia sido prometida, espias estes, que com um ato de hospitalidade, foram recebidos por Raabe em sua casa, mesmo ela sabendo o propósito do qual eles vinham:
“De Setim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali.” (Josué 2:1)
- Fiel - Logo o rei de Jericó ficou sabendo que havia espias na cidade, e que estavam hospedados na casa de Raabe, este então mandou ordens a mulher, para que fizesse os homens saírem de sua casa, ela porém, como um ato de fidelidade, escondeu-os:
“Mandou, pois, o rei de Jericó dizer a Raabe: Faze sair os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra. A mulher, porém, havia tomado e escondido os dois homens; e disse: É verdade que os dois homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram. Havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, eles saíram; não sei para onde foram...” (Josué 2:4-5)
- Sábia – Sabendo dos riscos que os espias correriam, a mulher ousou de sabedoria e despistou os guardas reais, mandando-os para longe, aos vaus do rio Jordão:
“... ide após eles depressa,