a mente
Processos Cognitivos: Processos relacionados com o saber que se manifestam em diferentes formas (perceção, memória e aprendizagem).
Processos Emotivos: Processos relacionados com o sentir, ou seja, são os estados vividos pelo indivíduo, correspondendo às vivências e à interpretação das relações que temos (emoção, afeto e sentimento).
Processos Conativos: Processos relacionados com o fazer, ou seja, são as ações, os comportamentos (intencionalidade, tendência e esforço de realização).
Processos Cognitivos
Perceção
A perceção é um processo cognitivo através do qual contactamos com o mundo, através dos órgãos dos sentidos, que se caracteriza pelo fato de exigir a presença do objeto, da realidade a conhecer.
O nosso conhecimento é constituído pelos sistemas sensoriais: visão, olfato, audição, tato e paladar, que são sensíveis a diferentes estímulos. Assim os estímulos recebidos pelos órgãos recetores são transformados em impulsos nervosos que são conduzidos ao sistema nervoso central e processados pelo cérebro, a perceção. Este processo tem o nome de sensação.
Neste contexto, a perceção não é um mecanismo automático ou uma simples apreensão do real, mas sim uma construção da nossa mente, em que o cérebro constrói uma representação mental.
A motivação, a expetativa, a atenção, os estados emocionais e as experiências anteriores são fatores que afetam o modo como percecionamos o mundo, o que prova o carácter subjetivo da perceção. Para além disso, também os valores sociais e as experiências socioculturais influenciam o modo como se perceciona o mundo.
Memória
É o suporte de todos os processos de aprendizagem. A memória é o fundamento dos comportamentos, dos conhecimentos e das emoções humanas. É o conjunto dos processos e estruturas que codificam, armazenam e recuperam informações sensoriais, experiências. A memória é a capacidade do cérebro em armazenar, reter e recordar a informação.
Não retemos todas as informações que