A mentalidade empreendedora
A MENTALIDADE EMPREENDEDORA E INTRA-EMPREENDEDORA
MARÇO/2014
ÍNDICE
1.0
1.0 O PROCESSO DE EMPREENDER
O processo de iniciar um novo empreendimento está incorporado ao processo de empreender. Um empreendedor deve encontrar; avaliar e desenvolver uma oportunidade superando as forças que resistem à criação de algo novo. O processo tem quatro fases distintas: (1) identificação e avaliação da oportunidade, (2) desenvolvimento do plano de negócio, (3) determinação dos recursos necessários e (4) administração da empresa resultante. Embora essas fases ocorram progressivamente, nenhuma é tratada de forma isolada ou está totalmente completa antes de considerar os fatores de uma fase posterior.
1.1 IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DA OPORTUNIDADE
A identificação da oportunidade e sua avaliação são tarefas difíceis. A maioria das boas oportunidades de negócio não aparece de repente, e sim resulta da atenção de um empreendedor às possibilidades ou, em alguns casos, do estabelecimento de mecanismos que identifiquem oportunidades em potencial.
Embora a maior parte dos empreendedores não tenha mecanismos formais para identificar oportunidades de negócios, algumas fontes são frequentemente proveitosas: consumidores e associações de classe, membros do sistema de distribuição e pessoas especializadas. Com frequência, clientes fiéis que compram produtos adequados a um certo estilo de vida são a melhor fonte de ideias para um novo negócio.
Devido ao seu contato próximo com o usuário final, membros do sistema de distribuição identificam a necessidade de certos produtos. Muitos outros empreendedores têm identificado oportunidades de negócios por meio de uma troca de ideias com um lojista, um atacadista ou um representante industrial.
Finalmente, indivíduos com orientação técnica muitas vezes conceitualizam oportunidades de negócios ao trabalharem com outros projetos.
Quanto às oportunidades são