A Mentalidade Cientifica Uma Mentalidade Que Produz Conhecimento Necess Rio Para A Constru O De Ideias Que Contribuam Humana Ou Tecnologicamente

979 palavras 4 páginas
A mentalidade cientifica é uma mentalidade que produz conhecimento necessário para a construção de ideias que contribuam humana ou tecnologicamente. Ao analisarmos a origem da mentalidade cientifica é necessário levar em conta o período a partir do século XVII onde começam a surgir as revoluções burguesas. Em 1688, depois de inúmeros conflitos politico-religiosos e econômicos, entre a Coroa e o Parlamento, há uma conspiração contra a monarquia, conhecida como Revolução gloriosa, a qual resulta na ascensão da burguesia ao controle total do Estado, na Inglaterra.

A partir dai, a revolução burguesa toma uma maior proporção na Europa, garantindo à burguesia o desenvolvimento das relações capitalistas de produção.
Com os avanços da indústria, tem início, primeiramente na Inglaterra, a mecanização dos sistemas de produção, a qual origina uma Revolução Industrial.
Essa dupla revolução, tanto de cunho politico como econômico, estabeleceu uma relação entre o poder e o saber. A burguesia forma então um Estado Constitucional Moderno que se conecta com um modo de gestão mais liberal, ligado diretamente à mentalidade científica. Ao analisarmos a mentalidade cientifica, vê-se que ela pode ser caracterizada pela sua demonstrabilidade: a capacidade de ser comprovada; verificabilidade: direito de repetir quantas vezes necessário; intersubjetividade: compreender e sociabilizar o pensamento, o resultado. A ciência também pode ser dividida em níveis: descritivo (capacidade de caracterizar um objeto ou fenômeno, observando), explicativo (questiona e busca explicações sobre tal comportamento) que também pode se transformar em preditivo (prever tal comportamento), prescritivo (recomendação de uma utilidade para determinada tese). Com o desenvolvimento da ciência ao longo do tempo, verifica-se dois comportamentos a partir desse avanço. O aniquilativo, no qual a nova verdade destrói a velha, como por exemplo a teoria do Heliocentrismo comprova que o Sol é o centro do universo e

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas