A Mensagem
Civil law: a Regra Jurídica é o resultado da interpretação de um texto elaborado pelo legislador, no sentido de reconstruir sua intenção ao proferir uma sentença o dispositivo normativo.
Common law: pode ser extraída não só da legislação, mas também do texto de um precedente anterior, num esforço de verificar qual seria a solução que teria sido dada pelo Poder Legislativo para reger o novo caso, nos aspetos relevantes em que é semelhante ao julgamento anterior.
Os demais padrões de conduta que podem eventualmente influenciar a formação de uma Decisão Jurídica, a exemplo dos Princípios, das políticas e dos costumes, dentre outros, somente são aceitos de acordo com a força e a relevância que a legislação ou o precedente lhes atribui expressamente. O positivismo por norma atribui a estes padrões um caráter meramente supletivo ou integrativo. Outra das bases do positivismo é uma separação entre Direito e Moral, onde esta corrente jurídica argumenta que ambos os conceitos são exclusivos uma vez que o Direito olha para a conduta humana e aprecia-a, segundo critérios jurídicos, como válidos ou inválidos, sendo que estes últimos são alvo de sanções. A moral por outro lado apenas classifica um determinado ato humano como certo ou errado. Do que foi dito parece que a diferença entre direito e moral reside no sancionamento de comportamentos desviantes (errados), contudo isso não é inteiramente verdade: uma norma oral advém de uma crença de uma determinada sociedade ao passo