a menina do vale
Como é feito?
O Barreado não fugiu das variações que todos os pratos enfrentam ao longo dos anos, mas o típico, aquele que os índios preparavam é feito com carne bovina, muitas vezes é usado o rabo do boi, toucinho e temperos típicos da cozinha paranaense.
Pinhão
A semente surge da espécie de Araucária. Uma árvore encontrada principalmente na região do Sul, e em algumas partes específicas do sudeste do Brasil. Ao longo da culinária paranaense o Pinhão era o alimento por excelência dos índios locais. Chegando a ser um alimento rotineiro na alimentação do paranaense.
Como é feito?
Dada no pé de Araucária, o alimento é usado em várias refeições como aperitivo, como o Frango com polenta e pinhão, o Bolinho de Pinhão e a Conserva de Pinhão. E, assim por diante. A sementinha é ótima para acompanhar a sua refeição, independente do horário. Carne de Onça
Apesar de ter esse nome, a Carne de Onça, passa longe de ser uma carne de felino, não há nada que lembra o animal que leva o nome do prato, no entanto, o prato pode ser considerado exótico, surgiu como herança dos imigrantes do leste europeu, não tem a data exata da sua criação e de porque se chama assim, mas o alimento agrada as pessoas .
Como é feito?
Basicamente, o prato consiste em um pão preto coberto com a carne (de preferência moída na hora), com cebola e cebolinha ou cheiro verde.