a melhor atitude
Distrito Central de Teresina-PI
I- INTRODUÇÃO 1. TEXTO JOÃO 3:1-3
2. CONHECENDO OS FARISEUS Constituíam um partido ou associação, com cerca de seis mil membros. Tinham muito poder porque recebiam apoio do povo. Embora a maioria do povo não pertencesse ao grupo, muitos simpatizavam com seus ideais.
IDEAIS: 1) rigorosa interpretação da lei. 2) aprimorar as leis de Deus. 3) nacionalismo. 4) proselitismo (converteram muitos gentios ao judaísmo).
MOTIVO DA DIVERGÊNCIA COM JESUS: VISÃO DE DEUS
Fariseus: O viam como um Ser vingativo, que se irava com facilidade.
Jesus: O via como um Pai amoroso e compassivo.
DESCRIÇÃO BÍBLICA:
1. Mt 23: 5,6,7,13,26,27,33.
2. Lc 16: 14.
3. Lc 18: 9. DESCRIÇÃO NO ESPÍRITO DE PROFECIA:
1. EGW. DTN,312.
“O coração do fariseu é um solo árido e inútil, em que nenhuma semente de vida divina pode crescer. Aquele que mais completamente se entrega a Deus, é que mais aceitável serviço lhe presta.”
2. EGW. PJ,151.
“A religião do fariseu não toca a pessoa. Não atenta para o caráter semelhante ao de Deus, nem para o coração cheio de amor e misericórdia.”
II- NOSSAS ATITUDES DIZEM QUEM SOMOS A) NICODEMOS, SUA ATITUDE
1. Veio de noite: a) isto demonstra falta de compromisso. (quantas pessoas se escondem, transigem com o pecado, andando na escuridão das trevas). b) não queria que outros fariseus o vissem falando com Jesus. MEDO DA PRESSÃO DO GRUPO: todas as vezes que temos medo da pressão do grupo, caímos em pecado.
Alguns exemplos da Bíblia:
* Abraão quando teve medo da pressão no Egito, mentiu.
* Arão quando teve medo da pressão do povo no