A megera domada resumo expandido
William Shakespeare
PERSONAGENS
Batista Minola: Pai de Bianca e Catharina. Era um cavalheiro respeitável que possuía vários criados, uma bela casa e uma boa fortuna. Amava muito suas filhas. Dizia que a filha mais nova só se casaria quando a mais nova se casasse.
Catarina: Uma verdadeira megera, bruta, brigona, insolente a filha mais velha de Batista. Não tinha nenhum pretendente até a chegada de Petrúquio.
Bianca: Um tesouro pra seu pai, era cheia de pretendentes, extremamente bonita, educada, estudiosa. Era a filha mais nova de Batista.
Petrúquio: Velho amigo de Verona de Hortênsio, seu pai tinha acabado de morrer e ele viajava sem destino em busca de um bom casamento e uma boa fortuna, então aceitou casar – se com Catharina por causa de seu dinheiro.
Grúmio: Criado de Petrúquio. Era amigo e fiel.
Lucêncio: Tinha acabado de chegar a Pádua, com intenção de estudar na universidade. Seu pai era um rico mercador de Pisa. Logo que viu Bianca se apaixonou. Para se aproximar de sua amada se passou por um professor de poesia.
Trânio: Criado de Lucêncio, que ao longo da história se passa pelo seu patrão para ajudá-lo a se casar com Bianca.
Biondello: Outro criado de Lucêncio. Ele é muito atrapalhado.
Grêmio e Hortênsio: pretendentes de Bianca.
Curtis
Um professor, preparado para fazer o papel de Vicêncio.
Viúva
Alfaiate, logista e criados a serviço de Batista e de Petrúquio
RESUMO EM CAPÍTULOS
Capítulo I: O tesouro e a megera
Batista Minola passeava numa praça de Pádua com suas duas filhas, Bianca que é a mais nova e o tesouro de seu pai e Catarina uma verdadeira megera. Com eles também estavam Grêmio e Hortênsio, pretendentes de Bianca. Os dois conversavam com o pai de Bianca sobre quem se casaria com ela, mas Batista sempre dizia que a mais nova só se casaria quando a mais velha, Catarina, se casasse. Foi ai que Grêmio e Hortênsio tiveram uma ideia, arranjariam um marido para Catarina, nem que fosse só por causa de