A mecânica aplicada no campo de atuação do engenheiro de produção
A MECÂNICA APLICADA NO CAMPO DE ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO
Barra do Bugres / MT
Dezembro de 2011
DEISE R. O. FRANCO PEREIRA
ÉRIKA RENATA O. FRANCO
A MECÂNICA APLICADA NO CAMPO DE ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO
Trabalho sobre a Mecânica Aplicada no campo de atuação do Engenheiro de Produção, submetido à avaliação parcial da disciplina de Mecânica Aplicada, ministrada pelo Prof. George Chaves.
Barra do Bugres / MT
Dezembro de 2011.
INTRODUÇÃO
No presente trabalho serão abordados conceitos da Mecânica Aplicada e da Engenharia de Produção Agroindustrial. No decorrer do mesmo, serão apresentadas relações entre as áreas de estudo e de atuação. Bem como as variações de desempenho nas atividades dentro de um contexto industrial.
A Mecânica Aplicada e a Engenharia de Produção
De acordo com Ferdinand (1994, pg.1–5), a mecânica é uma ciência que descreve e recita condições de repouso e movimento de corpos sob o efeito de forças. É subdividida em três tópicos: mecânica dos corpos rígidos, mecânica dos corpos deformáveis e mecânica dos fluídos.
Mecânica é uma ciência física, pois trata de fenômenos físicos. Mesmo enquanto uns associam a mecânica à matemática e outros à engenharia. Ambos são aceitáveis, pois a mecânica é base fundamental da maioria das ciências de engenharia, e é de extrema importância em seus estudos. E já que não se baseia apenas em experiências e observações, é rigorosa e enfatiza o raciocínio dedutivo iguala-se a matemática. A mecânica não é uma ciência abstrata nem pura, ela é uma ciência aplicada. Com finalidade de explicar os fenômenos físicos, é um dos fundamentos da Engenharia.
Mesmo que a abordagem da mecânica tenha iniciado desde os tempos de Aristóteles e