A matemática no âmbito o PEA: Novos olhares geométricos
Mário Mardone da Silva
UFPE – email: mario.mardone@gmail.com
Orientadores: Adriano Pedrosa de Almeida
UFPE – email: adriano519@yahoo.com.br
Ana Emília de Castro
UFPE – email: aemilica@yahoo.com.br
RESUMO
Este trabalho trata da utilização do Tangram no ensino da geometria plana na Oficina de Jogos, desenvolvida pelo autor, enquanto bolsista, no Programa Conexões de Saberes UFPE e em parceria com o Programa Escola Aberta, como forma de tornar o ensino deste assunto mais dinâmico, através do lúdico, e contribuir para uma melhor formação de alunos da Escola Municipal Antônio Farias Filho, na cidade do Recife – PE.
Tendo em vista a importância da geometria em diferentes campos da vida humana e as dificuldades encontradas por alunos e até professores do ensino básico com a mesma, pensou-se na utilização do tangram como fomento para contribuir com esse déficit que na maioria das vezes perdura até o ensino superior.
A avaliação se dará através da análise duas avaliações, uma aplicada no início das atividades outra no termino das atividades, ambas abordando assuntos básicos da geometria plana.
Palavras chave: Tangram; Geometria; Lúdico; Jogos; Ensino.
INTRODUÇÃO Diante dos problemas no processo de ensino-aprendizagem da matemática principalmente na geometria e apoiado em teorias educacionais, pensou-se na utilização de jogos que contribuíssem na aprendizagem da mesma tendo em vista sua importância no ensino básico onde os alunos devem aprender entender e aplicar seus conceitos, propriedades e relações. Mediante esta problemática, pensou – se na utilização de jogos que colaborassem para o processo de formação do pensamento geométrico para alunos das séries iniciais, com o objetivo de fortalecer os conceitos, propriedades e aplicações propriamente citados.
Quanto mais cedo o aluno tiver contato com os principais conceitos geométricos e souber aplicá-los na resolução de