A Matem Tica No Cotidiano Da Crian A
A matemática está presente no cotidiano da criança, nas atividades que realiza, nas brincadeiras e nos jogos. Pais e professores podem aproveitar esses momentos para desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade para resolver problemas.
A criança vivencia matemática movimentando-se e manipulando objetos quando classifica, ordena, quantifica, mede, pesa e compara.
Essa apropriação de conhecimento pode acontecer de forma natural e prazerosa em atividades como:
• Construir maquetes de cidades, pontes com materiais tridimensionais.
• Ouvir histórias e tirar conceitos matemáticos a partir dos seus elementos e personagens;
• Classificar objetos, estabelecendo conceitos como: iguais, diferentes, poucos, muitos, grandes e pequenos;
• Montar quebra-cabeça para auxiliar na capacidade da análise e síntese;
• Organizar ambientes e guardar brinquedos para desenvolver noções de espaço e de conjuntos;
• Formular e solucionar problemas triviais do contexto da criança, que envolvam a compreensão de conceitos simples de adição, subtração, multiplicação e divisão.
A compreensão da linguagem matemática começa a ser elaborada na infância.
Muitos pais acreditam que a matemática consiste apenas em números e contas. No entanto, a matemática básica engloba muito mais coisas, como tamanhos, formas, cores, medidas, tempo, espaço e dinheiro. Estes são os princípios necessários para usar os números e ajudar as crianças a processar, organizar e discutir a base matemática.
Desde muito cedo as crianças seguem rotinas, jogam e fazem escolhas que têm a ver com a matemática. Para crianças mais novas, a matemática pode consistir em “mais brócolis ou nada de biscoito”. A linguagem matemática é usada para descrever uma bola redonda ou uma borboleta amarela. Matemática pode ser “mais cinco minutos”, o filme de ontem ou a festa de aniversário de amanhã. Matemática é também contar os gols de uma partida de futebol, ajudar a cozinhar, separar a roupa