A maneira preocupada de existir
Historia da onça - Alexandre
Retomar a historia.
“A onça vivia com medo”
“preocupado com sua alimentação”
“preocupado com a maneira de viver”
Um sentimento global.
Variações da preocupação (sensação de intranqüilidade até uma profunda angustia).
A preocupação do existir ocorre seja no presente, passado ou no futuro, mas causa reação sempre no presente.
Presente: Situações concretamente presente no nosso dia a dia. Ex: Preocupação com a apresentação do trabalho agora, o que estão pensando, o que estão entendendo, etc...
Passado: Situações que aconteceu e que nos deixa um mal estar atualmente. Ex: Fiz uma prova e quanto tirei naquela prova... Ex: Fiz um exame para ver se tenho alguma doença grave e qual é o resultado?
Futuro: Situações que podem surgir, ou que temos receio que venha acontecer. Ex: Tenho prova amanha do padre Evandro e não estudei.... Ex: Será que o bispo vai deixar eu continuar a caminhada para me tornar um padre. Ou será que meu superior vai deixar eu professar os votos? Sempre presente na nossa vida cotidiana.
Normalmente de forma tranqüila e imprecisa.
Em algumas ocasiões essa preocupação intensifica. Ex.: Sofremos grandes contradições. Enfrentamos momento de perigo. Precisamos assumir decisões importantes.
Todas as manifestações do MODO PREOCUPADO DE EXISTIR fundamentam-se no próprio ser-no-mundo do homem.
Ser -no - mundo como o grupo anterior falou que é este SER, existência que se encontra sempre situado num contexto de vivencia no mundo. Então toda preocupação do existir ocorre pelo nosso contexto de vivencia com o mundo.
Desencadear dos sentimentos
A maneira preocupada de existir desencadeia outros sentimentos que no fundo, fazendo uma exame de consciência chega sempre nesta raiz desta maneira.
O nosso desejar, receiar, amendrontar, aflingir fundamenta na preocupação com algo.
A raiva, a agressividade, ou a depressão que costumamos