A MAGNITUDE DE SER PEDAGOGO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO Ser pedagogo não é apenas ser professora, coordenadora, supervisora ou orientadora, é mais do que isso é ter uma meta, alcançar objetivos, saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, sexo, raça ou religião. Uma responsabilidade muito grande nas mãos, até mesmo o futuro; nas mãos de um pedagogo concentra-se o futuro de muitos médicos, engenheiros, advogados ou qual quer outra profissão.
2 DESENVOLVIMENTO
Pedagogo é alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida. Não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança, hoje em dia em uma sociedade tão competitiva e consumista não torna-se uma profissão fácil e realmente não é, pois, os valores, as crenças e os princípios estão além do entendimento humano.
Para entender de onde vem o termo pedagogo é preciso saber que no início da década de 30 se firmou uma tradição na formação de professores no Brasil com influência tácita dos chamados “pioneiros da educação nova”, que pedagogo é alguém que ensina algo
Eram os filósofos que estudavam os problemas educativos. Porém, entre a realidade prática e a filosofia havia uma grande distância. Aos poucos, foram surgindo estudiosos que começaram a se relacionar diretamente com as questões práticas educativas,-os pedagogos. Na Grécia e em Roma, nomeava-se pedagogo o servo ou escravo que era guardião, conduzia e acompanhava as crianças.
Com o tempo, o pedagogo, que começou como simples condutor ou guardião da criança, acabou por se transformar, em Roma, em um preceptor (mestre responsável pela educação das crianças no lar). Devido ao amplo conhecimento em diversas áreas os romanos entregaram a educação dos filhos a seus escravos, muitos dos quais eram sábios filósofos, sofistas, oradores, matemáticos,