A Magia dos Grandes Negociadores
Por Aline Godoy de Lima
Neste livro são ensinadas dez regras de ouro e três regras de diamante. Estas regras são dicas sobre a arte de negociar que devem ser seguidas para que o leitor se torne um grande negociador.
Regras de ouro:
1) Afie os machados: Essa regra diz que devemos nos aperfeiçoar tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Os machados, neste caso, são as nossas habilidades, conhecimentos, nossa capacidade de adaptação aos diferentes ambientes de negócios, etc. Stephen Covey, citado pelo autor do livro, propõe que as pessoas se dediquem a um processo de renovação em quatro frentes diferentes:
Física: cuidados com o corpo e com a saúde;
Mental: inclui leitura, estudo, planejamento e organização;
Espiritual: pode passar pela literatura e pela música, pela prática da meditação ou pela religião, ou ainda pelo contato com a natureza;
Social: Baseia-se nos princípios de liderança interpessoal, comunicação empática e cooperação criativa.
2) Abra-se para as mudanças: Seja flexível mentalmente e comportamentalmente para transformar-se, sem perder de vista os seus valores.
A futuróloga Faith Popcorn, citada pelo autor, acredita que as pessoas devem estar conscientes e alertas para aproveitarem as oportunidades. Ela traduz esse estado de espírito em uma palavra que também é uma sigla: CLICK.
C = courage (coragem), para abandonar conceitos tradicionais e reconhecer que as coisas estão mudando.
L = letting go (abrir mão), o que significa libertar-se de velhas idéias e desenvolver novas.
I = insight (olhar para dentro), uma atitude introspectiva para descobrir o que fazemos bem e o que podemos melhorar.
C = commitment (compromisso), que se refere ao compromisso de ser fiel a uma idéia.
K = know-how, saber como fazer as coisas.
3) Dê atenção aos seus clientes: Trate bem seus clientes externos (outras organizações) e internos (funcionários da empresa na qual trabalhamos) para que a