A Luta Pelo Direito - Resumo
A Luta pelo Direito
Prof.:
Rio Verde, GO
2012
RESUMO
Rudolf Von Iheringfala que só na luta os cidadãos encontrarão o direito, pois, o Direito não é apenas uma teoria pura, mas uma força viva. Por isso a justiça sustenta numa das mãos a balança, em que pesa o Direito, e na outra a espada, que serve para o defender. Sem a balança a espada é a violência bruta e sem a espada a balança é a fraqueza do Direito.
Para ele é necessário que haja uma luta para se atingir a paz, a justiça. E somente através da luta é que se dá vida ao direito. Apesar de estar claro que o direito é uma luta que visa a sobrevivência da paz em sociedade, há aqueles que não o vêem desta forma, pois estes têm suas vidas decorrendo de maneira tranquila não sentem na pele o que acontece. Para se concretizar grandes conquistas, foi necessária a luta por elas. E este é o caráter que torna o direito uma luta pela conquista da paz. Ao comparar o direito com a propriedade, alega que apara se chegar a ter direito é necessário a luta, e para se ter a propriedade é necessário o trabalho.
Quando uma pessoa tem seus direitos lesados, deve optar por lutar por eles ou então deve abrir mão da luta. Para tanto, tal escolha implica sacrifício. Ou o direito será sacrificado em nome da paz, ou a paz será sacrificada pelo direito. Muitas vezes a dor moral por ser injustiçado é muito maior que a vontade de se recuperar o objeto do litígio em questão. Trata-se de uma questão de honra fazer valer os seus direitos. O direito deve ser defendido como se fosse um dever de cada um para consigo próprio, em nome da conservação moral, para que sirva de exemplo a sociedade. A luta pelo direito é um dever do interessado para consigo próprio,a defesa do direito é um dever da própria conservação moral.
A defesa do direito é um dever com a sociedade; Quem defende seu direito, defende também na esfera estreita todo o direito. O interesse e as consequências