A logística e os sistemas de informação
A Logística vem sendo um tema bem discutido no cenário mercadológico, isso devido a sua enorme capacidade de agregar valor ao produto/serviço. É evidente que a logística empresarial surgida após a segunda guerra mundial como um “boom”, sofreu transformações. E essas transformações foram importantes para a sua popularização em diversos setores. Muitos acreditam na utilização de métodos logísticos como vantagem competitiva, e realmente estão corretos, pois as grandes organizações atuantes em todo o mundo e em segmentos diversos vêem esses métodos como essenciais para um melhor atendimento ao consumidor e a redução de custos da organização, possibilitando uma margem de contribuição maior para as mesmas.
A existência de uma estratégia logística se faz necessária para qualquer organização, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes. Visando a adequação da necessidade do cliente de ter o produto certo, no lugar certo e na hora correta a logística ganhou ferramentas, e as mesmas são de grande importância no que diz respeito ao atendimento efetivo para o mercado consumidor. Essas ferramentas surgiram da necessidade da logística trabalhar de maneira otimizada. Com isso a tecnologia passou a andar lado a lado com os processos logísticos, sendo assim foram desenvolvidos vários sistemas de informação para auxiliar na tomada de decisão logística, sendo o principal e mais conhecido o WMS, ou Warehouse Management System (Sistema de Gerenciamento de Armazéns). Ele é uma parte importante da cadeia de suprimentos, pois é responsável direto pelo funcionamento preciso dos estoques, produtividade do pessoal e de equipamentos, separação de pedidos, e controle de carregamento de veículos e suas rotas.
Diferentemente do WMS, mas não menos importantes, os TMS’s, ou Transportation Management System (Sistemas de Gerenciamento de Transportes) atuam diretamente na área de controle de transportes. Sistemas como esse são capazes de acompanhar