A LOGISTICA PELA INTERNET
Muito tem sido escrito e falado nestes últimos meses sobre a logística como sendo o "calcanhar de aquiles" das vendas B2C e B2B. Esta grande atenção dada ao tema, foi causada primordialmente pelos sérios problemas de entrega que grandes sites de comércio eletrônico dos Estados Unidos enfrentaram nos últimos tempos, assim como problemas semelhantes em empresas B2B/B2C brasileiras.
Do modo como o assunto foi e ainda tem sido veiculado pela imprensa, que na maioria dos casos é imprensa especializada em informática e não em logística, fica parecendo que os fundamentos da logística tem de sofrer grandes mudanças para que possamos atender eficientemente a nova modalidade de vendas pela internet.
Será que a logística realmente tem de mudar ou o problema está em, simplesmente, utilizarmos os conhecimentos, equipamentos, processos e prestadores de serviço da área de logística de forma mais eficiente?
Discutamos o assunto sob a ótica das principais funções logísticas:
FUNÇÕES LOGÍSTICAS
• PREVISÃO DE DEMANDA
• DESENVOLVIMENTO E NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES
• PLANEJAMENTO DOS ESTOQUES
• ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO
• SEPARAÇÃO DE PEDIDOS E EXPEDIÇÃO
• TRANSPORTES E ENTREGA
1) PREVISÃO DE DEMANDA
Em um ambiente de varejo tradicional, após a definição estratégica do formato do negócio, do público alvo à atingir e das grandes famílias de mercadorias à comercializar, temos que iniciar o processo de previsão de demanda. E como isto deve ser feito?
A receita básica é para o varejo de tijolo e cimento é:
- Desdobre as grandes famílias em categorias de mercadorias
- Estabeleça dentro de cada categoria com quantos itens (SKUs) você irá trabalhar ( modelos, tamanhos, cores, etc.)
- Estabeleça o tráfego de clientes em sua loja, de acordo com a localização da mesma e com o impacto que terá seu plano de propaganda para atrair público