A logica da ciencia
Perspectiva Tradicional: ciecia direta, precisa e rotineira.
Teoria Cientifica: ciência a partir de causas, que geram teorias, proposiçoes, hipóteses.
Processo de Operacionalização: transformar idéia em ação.
Experimento: testar, confirmar ou não a hipótese.
Cientistas: objetivos e racionais, desmistificadores dos subjetivismos leigos.
Diante da introdução de alguns conceitos, salienta-se a visão negativa dada ao cientista em tempos recentes, partindo d aidéia que cientistas são tendenciosos, emotivos e refletem sua vontade individual, que pode corroborar preconceitos.
Muita pesquisa é exigida nas Universidades, porém a pesquisa cientifica feita por indução, pressão ou ameaça, invalida e questiona a qualidade dessa teoria, que diante de criticas racionais, têm seus embasamentos fragilizados. E para a publicação de um trabalho cientifico, esta é atrelada ao pedigree do cientista, sua network, seu nivel de questionamento das hipóteses já comprovadas e a probabilidade de finaciamento do projeto.
Para que a visão do cientista e da ciência seja valorizada, é preciso que as terias sejam passiveis de comrpeensão e entendimento do seu contexto tanto à pesquisadores, quanto a quem recebe influencia desta. Para tanto, a apresentação do metodo cientifico com exatidão a academicos é primordial, para que artigos e projetos tenham qualidade.
A ciência formula hipóteses verificáveis. A lógica da pesquisa científica tem como tarefa a análise dos métodos das ciências empiristas. Essas ciências usam a indução. O autor critica esse método, dizendo não haver lógica na inferência de enunciados singulares. A indução é um método de raciocínio que vai do particular ao geral. Como seus resultados são de origem empírica e de ordem probabilística, afirma que seus resultados não são necessariamente verdadeiros O problema da indução indaga a validade da mesma. Toda afirmação com base na experiência é singular, e não universal.
Para justificar as inferências