a localização espacial da industria no brasil
No decorrer do século XVI, os portugueses que estavam no Brasil, ocuparam a região periférica e litorânea do país. Toda a extensão do território da colônia brasileira era demarcada pelo Tratado de Tordesilhas, porém esse Tratado não serviu para nada, pois o povo português explorou o território mais do que deveria, e com isso foi necessário fazer outros Tratados, como por exemplo, o Tratado de Madri.
O aumento do território foi notado logo no começo do século XIX, quando se deu início á independência. Com esse aumento a área do território já estava quase do tamanho atual.
Na questão de extensão territorial, o Brasil fica em quinto lugar com 9.372,614 km². O território brasileiro é caracterizado pela variedade de paisagens, climas, relevos e fusos.
Com relação à Europa, o Brasil possui um território um pouco menor. Os territórios em geral são caracterizados pela sua colonização, independência e lutas religiosas.
Organização do território brasileiro
A dimensão continental do Brasil foi uma conquista gradual, motivada por pressões externas, ações políticas e dinamismo pioneiro.
Inicialmente o Brasil não despertava muito interesse em Portugal servia apenas para a extração de pau-brasil, nessa época Portugal estava voltada ao comércio oriental, sua intenção era o domínio das rotas de especiarias orientais. No entanto, o território brasileiro passou a despertar interesse em outros países europeus, que começam a instalar feitorias e estabelecer alianças com as tribos indígenas, frente a essa ameaça francesa e holandesa Portugal se vê obrigada a efetivar sua conquista e cria as capitanias hereditárias.
Durante o século XVI observamos que o pau-brasil, a cana-de-açúcar e a pecuária motivam a ocupação do território e movimentavam a economia brasileira. A extração de pau-brasil com o tempo perde sua importância na economia brasileira, enquanto que a cana-de-açúcar passa a ganhar bastante representatividade. A