A literatura brasileira,
A era Medieval
Os primeiros registros escritos da literatura portuguesa datam do século XII, momento que coincide com a expulsão dos árabes da península lbérica e com a formação do Estado português.
Esses textos foram escritos em galego-português, em virtude da integração cultural e linguística que na época existia entre Portugal e Galícia, região que hoje pertence a Espanha. Esses primeiros escritos constituem a produção da primeira época medieval, também conhecida como Trovadorismo. ERA MEDIEVAL ERA CLÁSSICA PRIMERA ÉPOCA SEGUNDA ÉPOCA (séc. SÉCULO XVI (séc. XII a XIV) XV E INÍCIO DO XVI)
O Trovadorismo
Embora Portugal tivesse conhecido, na primeira época medieval, manifestações literárias na prosa e no teatro, foi a poesia que alcançou grande popularidade, tanto entre os nobres das cortes quanto entre as pessoas comuns do povo.
Uma das razões dessa predominância dói o fato de a escrita se pouco difundida na época, o que favorecia a difusão da poesia, que era memorizada e transmitida oralmente. Os poemas eram sempre cantados e acompanhados de instrumentos musicais e de dança e, por esse motivo, foram denominados cantigas.
Cantigas de amigo e Cantigas de amor Ambos os tipos foram cultivados nas cortes portuguesas por trovadores que eram, em geral, nobres do sexo masculino. Contudo, apresentam certas diferenças de forma e de conteúdo. As cantigas de amigo têm raízes nas tradições da própria península ibérica, em suas festas rurais e populares, em sua