A lista dos meus desejos
Introdução
O presente trabalho configura-se como um estudo de caso baseado no livro A lista dos meus desejos de Grégoire Delacourt, tendo por finalidade identificar o diagnostico de enfermagem através do uso da teoria das necessidades humanas básicas de Wanda Horta. O estudo buscou analisar através da historia de Jocelyne Guerbette, o modelo conceitual elaborado por Wanda
Horta que se fundamenta na Teoria da Motivação Humana de Maslow, tendo como base o conceito de hierarquia das necessidades que influenciam o comportamento humano que é uma teoria em que os enfermeiros podem utilizar, ao proporcionarem os cuidados de enfermagem.
Objetivo
Identificar e descrever as necessidades humanas básicas relatadas pela personagem principal do livro estudado e como esses valores são individuais.
Entender a dinâmica das ações que devem ser desenvolvidas pelo enfermeiro responsável na assistência direta ao cliente. Desenvolver corretamente o diagnostico de enfermagem a ser utilizado buscando resultados positivos.
Método
Utilizamos como referencial a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de
Wanda de Aguiar Horta e o Diagnóstico de Enfermagem da North American
Nursing Diagnosis Association (NANDA).
Foram utilizados como fontes para este estudo artigos, livros que se referem ao objeto de estudo e consultas de sites na internet. Dentre os artigos pesquisados foram escolhidos as pesquisas e revisões bibliográficas.
Resultado
A partir da escolha do caso direcionamo-nos para o estudo de forma sistemática, utilizando o método monográfico ou estudo de caso. Dessa forma partimos para a leitura da historia de Jocelyne Guerbette que relata, “Eu retornara ao centro Saint-Genevieve logo após o sumiço de Jo. Embora as irmãs dominicanas não estivessem mais lá, as enfermeiras que as substituíram foram igualmente atenciosas.” Segundo Wanda Horta o profissional de enfermagem
deve ter em mente que sua