A linguagem e a matemática na construção do saber na educação infantil
Cíntia Ribeiro Carneiro
Monografia apresentada ao Centro Universitário Claretiano para obtenção do título de pós-graduado em Psicopedagogia. Orientador(a): Profº(ª) Dra. Mecira Rosa Ferreira
RESUMO
Esta monografia analisa a linguagem matemática na educação infantil, a construção do número numa perspectiva construtivista e recursos utilizados na sala de aula que garantam o desenvolvimento dos alunos, enfatiza o papel do professor mediante novos olhares para o ensino da Matemática na Educação Infantil. A pesquisa objetiva conhecer os fundamentos acerca da aquisição do conceito de número, analisar a importância dos jogos como recursos em sala de aula, saber da estruturação lógicomatemática e refletir sobre a prática do educador frente às novas propostas para o trabalho com este eixo.. O trabalho utiliza a pesquisa bibliográfica qualitativa no levantamento de dados que possam embasar o estudo. A compreensão do conceito de número por parte da criança torna-se algo a ser construído como uma relação criada mentalmente pelo indivíduo. Nesse sentido, torna-se necessária a revisão de recursos pedagógicos e em consequência, uma reflexão sobre o trabalho do professor, que como mediador, busca caminhos, propõe desafios visando que o aluno tenha uma aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Criança. Número. Jogos. Professor Mediador. Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
As crianças desde muito pequenas estão em contato com a Matemática. Os números estão presentes no cotidiano, onde elas vivenciam e participam de situações sociais de troca, venda, compra.
Esse trabalho pretende contribuir na reflexão de como se constrói o conceito de número na criança e como ensinar e aprender Matemática de forma prazerosa e significativa na Educação Infantil.
A linguagem matemática na educação infantil vem sendo objeto de estudo para muitos pesquisadores e educadores preocupados em conhecer o caminho que as