a linguagem que impressiona
A historia da cultura da literatura, do cinema, da publicidade e ate da politica nos ensinam muitas licoes sobre impressionar um leitor. Há sempre o que e dito e o que e realizado, a diferença entre o que e enunciado e a enunciação (o que se comunica de fato). Vejamos agora 7 dicas vindas de linguagem que impressiona o seu texto, a sua fala.
1. Da Politica: regra de ouro: Ser entendido conforme se pretende. Ser desatento a essa máxima pode resultar numa saia justa.
2. Da Publicidade: Faca uma lista de argumentos, causas e consequências. Imagine para cada um deles o melhor lugar no texto. A escolha de tal lugar e do redator, mais a opinião central deve ser produzida para preceder a conclusão pois terá mais chance de ser lembrada após a leitura.
3. Da Retorica Antiga (linguagem antiga): Para narrar um fato na retorica antiga existe uma determinada ordem. A Ordem nestoriana poe os fatos importantes no inicio, os argumentos secundários no meio e encerra com estilo. Segundo eles quando se começa a fala pelas partes fracas e se continua com forca crescente, o leitor pode ser desestimulado pela franqueza inicial. O melhor e ser atraente na primeira parte e não decepcionante na conclusão.
4. Da Literatura Policial: Construir a realidade de forma confiável, pois qualquer argumento para ser defendido vai exigir outros pontos de apoio, senão a realidade representa ser inútil.
5. Do Cinema: Deve-se encenar uma ideia pois so faz sentido contar uma historia quando ela encena algo que queremos comunicar. E preciso saber o que deseja dizer, que imagem queremos deixar, oferecer algo que surpreenda. Encerre seu texto com uma mensagem consistente e conduza seu leitor a uma possibilidade de acao.
6. Da Imprensa: A linguagem da imprensa tem como função fornecer ao leitor um resumo claro, objetiva e impessoal sobre determinado assunto.
7. Da Retorica Contemporanea (linguagem moderna): Busque conhecer tipos distintos de