A linguagem como forma de comunicação e expressão social
O elo entre o conhecer e o agir faz-se através daquilo que assegura a vida social - a linguagem, pela qual se interpretam os fatos e se produz a compreensão entre os membros de uma sociedade. A integração social de solidariedade é a força produtiva da comunicação, apesar desse processo poder trazer distorções que inibem o diálogo e o entendimento.
A análise de conteúdo, instrumento de interpretação, é uma das técnicas de pesquisa mais antigas como método de estudo. A atitude interpretativa faz parte do ser humano que deseja atingir o conhecimento. Interpretar é observar um dado fenômeno e emitir um determinado conhecimento.
A linguagem faz parte do homem, se faz presente em comunicação humana, possibilitando entendimento mútuo e a validade do discurso. A linguagem mediatiza toda relação significativa entre os sujeitos e o mundo da vida. A abordagem qualitativa surge como uma possibilidade de produção de conhecimento científico, por levar em conta a realidade vivenciada pelo objeto em estudo, mediante seu contexto histórico e social.
Nessa perspectiva, todo tema pode ser considerado inédito, uma vez que, um mesmo fato pode ser abordado por determinado pesquisador, segundo a visão de um referencial ou a partir de um método que ainda não tenha sido contemplado em outras pesquisas. Isso, por si só, já garante uma riqueza de significados.
Em se tratando de pesquisas em ciências sociais e humanas deve-se levar em conta o caráter dinâmico da própria humanidade que é mutável. De modo geral, as pesquisas por si só, sejam elas em quaisquer abordagens, representam ferramentas importantes no desenvolvimento de uma sociedade, tanto econômico quanto social.
(...) as duas abordagens não se excluem. A abordagem quantitativa atua em níveis de realidade na qual os dados trazem à tona indicadores e tendências observáveis. A abordagem qualitativa realça os valores, as crenças, as representações, as opiniões,