A lingua de sinais no ciberespaço
AS LINGUAS DE SINAIS NO CIBERESPAÇO: ACESSIBILIDADE
BRASÍLIA
2013
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Larissa de Oliveira Ribeiro
AS LINGUAS DE SINAIS NO CIBERESPAÇO: ACESSIBILIDADE
Trabalho de dissertação apresentado para fins avaliativos na disciplina de Multilinguismo no ciberespaço.
Professor Claudio Menezes.
BRASÍLIA
2013
Introdução
A lingua de sinais, é uma linguagem gestual usada por surdos e mudos a algumas décadas. É uma língua que depende do ambiente e da cultura em que os usuários estão inseridos.
Com intuito de facilitar a interação entre os usuários da lingua de sinais, estão sendo feitas pesquisas em corpora para que se possa incluir essa língua com mais eficiência no ciberespaço. A inclusão dessa lingua no ciberespaço irá facilitar a vida de muitos surdos e mudos que precisam interagir, estudar ou trabalhar, fazendo com que o acesso a informação seja mais rápido e seguro.
Atualmente os países estão investindo bastante nessas pesquisas, para que o corpora aumente e logo se possa melhorar o acesso a informações pelos usuários da lingua de sinais na web.
O Ciberespaço irá proporcionar grande avanço na vida dos surdos e mudos nas suas áreas profissionais, educativas e interação na sociedade em que vivem
O que é lingua de sinais?
A língua de sinais, diferentemente da linguagem vocal é constituida de gestos. Os falantes dessa língua utilizam o corpo, expressões facias, gestos para se comunicar. É uma lingua utilizada por surdos e mudos em seu ambiente de convívio. Geralmente cada comunidade tem a sua própria linguagem. Os usuários de lingua de sinais brasileiros tem muito dificuldade para se comunicar com usuários dessa lingua em inglês por exemplo.
Outra peculiaridade dessa lingua é a inexistência de um sistema de escrita, é completamente oral, precisando ser ensinada face a face.
Dificuldades para criar um sistema de escrita para