A Lingua Da Mariposa POSTAR TRABALHO
Materia:Filosofia comunicação ética
O filme “A Língua das Mariposas” se passa na Espanha, abordando a história de um garoto de sete anos chamado Moncho, que está a véspera de seu primeiro dia de aula. Este momento e muito difícil para o garoto, pois acreditava na ideia negativa que foi repassada para ele de que os professores castigavam os alunos por qualquer erro cometido. Criando concepções prévias sobre o processo de ensino-aprendizagem e da relação professor-aluno.
Chegando a escola Moncho se surpreende ao perceber que o seu professor não é nada do que ele imaginava. Don Gregório se mostra um professor próximo, tranquilo, de expressões calma, paciente e se apresentava sempre elegante. Era um professor que jamais utilizaria métodos agressivos com seus alunos, independentemente dos problemas que surgissem, contrastando com os posicionamentos fortes e autoritários dos demais professores daquela época. Sua pedagogia segue a tendência libertária, visando á construção do conhecimento por parte do aluno.
Depois que o garoto conhece melhor seu mestre, e seus ensinamentos, desperta em si o prazer pelo aprendizado e a vontade de estar na escola. O medo que tinha anteriormente se transforma em uma admiração, construindo um grande elo de carinho e amizade entre os dois.
Don Gregório oferece uma metodologia diferenciada, com ensinamentos voltados para a vida, proporcionando aos alunos novos conhecimentos e novas posturas perante o mundo. Em uma de suas aulas havia ensinado que as mariposas possuem uma língua, chamada “Tromba Espiral” usada por elas para colher o néctar das flores, e em troca desse alimento elas espalhavam as sementes de todas as flores das quais se alimentavam. Também comentou sobre o um pássaro Australiano chamado “Tilonorrinco” que carrega flores para sua amada quando está apaixonado. Chegando a primavera o professor leva sua turma para uma aula ao ar livre a fim de que eles possam sentir a natureza e