A liderança e arte de motivar
Aline Graziela Pscheidt1
Kamila Massuqueto2
RESUMO
Objetivou-se com esse artigo analisar os aspectos motivacionais do líder, que traz consigo a responsabilidade de cuidar da motivação de seus subordinados, identificando o que pode e o que não pode ser feito com relação a motivação. O presente artigo foi elaborado através de uma pesquisa bibliográfica, que através de outras fontes foi possível apresentar um breve conceito de liderança, identificar os estilos de liderança adotados, explorar o que é motivação, que é um ponto importante dentro da organização e como a figura do líder consegue motivar seus funcionários com o objetivo de aumentar a produtividade e alcançando os resultados esperados.
Palavras chave: Liderança. Motivação. Comunicação.
INTRODUÇÃO
Atualmente, a palavra liderança está associada ao sucesso, idéia do que é o melhor, do que é o primeiro. E, para ser o primeiro, ou o melhor, a figura do líder deve demonstrar entusiasmo naquilo que faz e nas conquistas da sua equipe.
O líder desanimado ou que não reconhece o progresso de sua equipe, deixa de ser exemplo. Liderar não é mandar as pessoas executarem as coisas, mas servir de exemplo. Liderar é um trabalho que envolve emoção, sentimento e consideração.
1MBA Administração e Finanças da FATEC INTERNACIONAL – Faculdade de Tecnologia Internacional
2Graduada em Administração de Empresas, Especialista em Controladoria, Bacharelanda em Direito, Bancária, Avaliadora e Orientadora de TCC do Grupo Uninter.
As empresas estão em constante crescimento, querem ganhar da concorrência, e é aí que o líder deve motivar seus funcionários para afinar sua equipe e alcançar resultados.
Este artigo tem como objetivo mostrar o papel do líder dentro da organização e quais caminhos ou quais atitudes deve tomar para motivar seus funcionários.
A abordagem e estudo desse tema são de suma importância para