A liderança no setor automobilístico
Referenciando o modelo de níveis de competências discretas proposto anteriormente para a indústria automobilística, o propósito da LTI seria atingir o status de "centro de competência em tecnologia e concepção do produto". Neste contexto, propõe-se o conceito de Sistema Intra-Organizacional de Inovação (SII) ao conjunto de estratégias, iniciativas e modelos que visam capacitar a organização para o alcance deste objetivo.
Características da cadeia produtiva, questões legislativas, padrões, perfil social do mercado comprador, clima e outros vários fatores determinam condições de contorno que tornam o mercado local da indústria automotiva específico. Tais especificidades podem gerar pequenas alterações em projetos já definidos ou mesmo influenciar na seleção e desenvolvimento das tecnologias que serão incorporadas ao 8 produto. As montadoras de automóveis, aqui no Brasil, são demandas de consumo e particularidades do mercado local estiveram na base de investimentos em P&D.
A LTI pode também ser motivada por competição interna ao grupo industrial, no momento em que pólos de um mesmo grupo industrial disputam pelos novos negócios angariados por este grupo e, portanto, não necessariamente direcionados ao mercado local.
Há um vasto campo de estudo para entender o contexto total que envolve o enquadramento dos papéis das