a liderança nas relacoes interpessoais
A liderança se faz presente dentro de uma organização, para uma melhor eficiência e agilidade nos processos administrativos, no atendimento com os clientes internos e externos, nas relações interpessoais, na condução da política comercial/administrativa, entre outros. O fator de relacionamento da empresa com o funcionário e do funcionário com a empresa é de extrema importância para o tema motivação, sendo que dentro desse fator a atuação do líder influi decididamente na motivação dos funcionários. Dentro deste tópico procuramos conceituar o tema liderança e abordar alguns estilos de liderança, dentre os vários existentes que são inerentes à linha de pesquisa desta monografia. Segundo Moscovici (1998, p.126), “líder é a pessoa no grupo à qual foi atribuída, formal ou informalmente, uma posição de responsabilidade para dirigir e coordenar as atividades relacionadas à tarefa”. Percebemos pela fala da autora, que liderança está relacionada à atividade organizacional.
Bergamini (2002, p.133) comenta que, “o líder não motiva, todavia, mais do que ninguém, ele tem recursos para garantir que a motivação já existente não diminua nem desapareça”. Infere-se que o líder é um agente que procura incentivar seus liderados e Silva (2005, p.101) diz que, “o líder dotado de sensibilidade interpessoal, procura descobrir as verdadeiras necessidades dos seguidores para ser o elemento facilitador que permite a chegada dos objetivos motivacionais deles”.
Para Minicucci (1987, p.121), “liderança é a influência interpessoal exercida numa situação, por intermédio do processo de comunicação, para que seja atingida uma meta” e para Hersey & Blanchard (1986, p.105), “a liderança é um processo de influenciar as atividades de indivíduos ou grupos para a consecução de um objetivo numa dada situação”.
Bergamini (2002, p.127) diz que, “a liderança é nitidamente um processo de influenciação que envolve,