A LIDERANCA E SUAS PERSPECTIVAS NA GESTAO DE RECURSOS HUMANOS
RESUMO
O presente trabalho almeja resgatar aspectos conceituais acerca da liderança e demais elementos pertinentes aos estilos de liderar. Com esse intuito, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica de modo a identificar quais os atributos do líder no contexto administrativo da gestão financeira formado pelas funções gerenciais básicas de planejamento, organização, direção e controle. Por fim, almeja-se concluir quais os horizontes gerenciais na área de gestão financeira e qual o perfil de liderança mais adequado mediante a atual conjuntura administrativa.
Palavras-chave: liderança, administração, gestão financeira.
1. INTRODUÇÃO
2. CONCEITOS DE LIDERANÇA
Primeiramente, mostra-se oportuno revelar quais os conceitos que norteiam a perspectiva gerencial da liderança, de modo que diversos são os autores que se dedicaram ao ofício de compreender e conceituar os atributos do ato diretor. No entanto, as pesquisas demonstram que o entendimento efetivo do conceito da liderança não é um processo simples.
Segundo Maximiano (2000, p. 387) é mais fácil apontar alguém que tem liderança, do que definir a liderança, “não apenas é difícil definir a liderança, como também o conceito varia de pessoa para pessoa, de grupo para grupo, e de situação para situação”.
Já na visão do consultor de empresas e Ph.D em Administração pela City University of Los Angeles, Idalberto Chiavenato, a definição de liderança possui contornos ainda mais profundos, agregando os conceitos de direção, alinhamento, motivação e inspiração, conforme evidencia a citação subseqüente.
John Kotter identifica três processos na liderança: estabelecer uma direção, alinhar as pessoas e motivar e inspirar. A forma de colocar esses elementos essenciais em prática está sendo continuamente redefinida. Isso significa que o líder não pode agir sozinho. Drucker já observara que os líderes normalmente falam na primeira pessoa do plural e não na