A liberdade vivida como uma ilusão do homem
CÍNTHIA SOARES LIMA CADETE
A liberdade vivida como uma ilusão do homem
PARANAÍBA
2013
CÍNTHIA SOARES LIMA CADETE
A liberdade vivida como uma ilusão do homem
Trabalho da disciplina de Ciências Políticas, apresentado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba, como exigência avaliativa.
Profº. Me. Isael José
PARANAÍBA
2013
Introdução
A liberdade é vista como um sentimento, que sempre foi muito desejado pelo ser humano, porque possui em seu entendimento que a autonomia da vontade é o que a norteia. Temos o conhecimento de que o ser humano é dotado de vontades, mas como ele nasce em meio a uma sociedade que já possui uma determinada estrutura, certos desejos precisam ter limitações para não causarem prejuízos ao outro. O que leva a pergunta: a liberdade existe?
Temos definições de liberdade, e até mesmo filósofos que se posicionaram diante do lema, com teorias que formulam possibilidades para que o homem viva o seu estado livre em meio a sociedade. Vejamos que ao analisar a liberdade que é ofertada e imposta desde as teorias históricas até hoje, se faz de maneira ilusória, pois ela sempre vem limitada, e o indivíduo em suas ações é influenciado pelo meio social e pela rigidez das normas, o que a descaracteriza, pois viver livre é agir conforme a sua autonomia de vontade.
Questões sobre tema liberdade o desejo ou anseio em encontrar a resposta sobre as indagações seria uma forma de exercer tal liberdade. Assim como afirma Jaspers apud Nunes (1995) que a partir do momento que levantamos questionamentos sobre a liberdade, esse desejo de encontrar uma resposta para a pergunta já seria um modo de exercer a liberdade.
A liberdade uma ilusão pra se viver
A palavra “liberdade” tem sua origem etimológica relacionada à palavra latina Libertas, de Liber, “livre”. Antigamente os romanos