A Lenda do barco moliceiro

1060 palavras 5 páginas
213614045085A Lenda do Barco Moliceiro da Ria de Aveiro
"...Há muitos, muitos anos um pescador da Ria de Aveiro ouviu uma mulher a cantar e logo se apaixonou por ela só pela beleza da sua voz.
Ramiro navegava pelas águas espelhadas da Ria e foi guiando o barco para o sítio de onde vinha aquele doce cantar, deparando com uma jovem que se banhava, como se estivesse de pé. Ela não fugiu nem parou de cantar, enquanto o pescador se aproximava. Ao vê-lo junto a si, sorriu-lhe e estendeu-lhe a mão.
Era bela como uma princesa, com longa cabeleira de algas caindo-lhe pelas costas. Conversaram longamente e então ele disse-lhe:
- Amo-te e quero casar-me contigo!
A jovem sorriu e respondeu:
- Seria para mim uma grande felicidade casar-me contigo, pois nunca vi um homem mais belo e mais forte do que tu, mas, infelizmente, não pode ser. Eu não sou uma mulher, mas uma sereia.
Soltou a mão que o pescador tinha agarrada e deitando-se de costas na água, mostrou-lhe como a parte inferior do seu corpo tinha a forma de peixe, com cauda e escamas douradas.
- Sou a filha mais nova do Rei dos Mares e estou destinada a um Tritão. -e começou a chorar e as lágrimas eram pérolas pequeninas, que ficavam a boiar, à sua volta.
- Não me importo que não sejas mulher - retorquiu ele. - Casa comigo e construirei para nós uma casa, metade em terra, para mim, e metade na Ria, para ti.
- Isso não pode ser! - insistiu ela. - O Tritão matava-me, porque é muito mau e feroz. Se eu pudesse transformar-me em mulher, então, sim, poderia casar contigo.
Estava muito triste agora a bela sereia. Atirou-lhe um beijo na ponta dos dedos, mergulhou e desapareceu.
Ramiro ia todos os dias ao local onde tinha visto a sua amada, mas ela não tornou a aparecer. Por vezes, ao cair do Sol, quando puxava a rede, julgava ver refletida na água o rosto querido da bela sereia.
A madrinha, conhecedora daquele sofrimento e querendo-lhe como se seu filho fora, disse-lhe um dia:
- Devias ir à ti Bárbara, que é mulher

Relacionados

  • Aveiro
    3994 palavras | 16 páginas
  • Aveiro
    4450 palavras | 18 páginas
  • Beiras
    3023 palavras | 13 páginas