A lenda da dama de pé de cabra
A Lenda da Dama do Pé-de-Cabra é uma conhecida lenda de Portugal.
Foi compilada por Alexandre Herculano no livro Lendas e Narrativas.
Alexandre Herculano
Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo nasceu a 28 de março de 1810, em Lisboa, e morreu a 18 de setembro de 1877, em Santarém. Era Poeta, romancista, historiador e ensaísta português.
Nascido numa família modesta, estudou Humanidades na Congregação do Oratório, onde recebeu uma formação clássica mas aberta às novas ideias científicas. Impedido de prosseguir estudos universitários, pelo facto do seu pai ficar cego. Ficando assim encarregado de sustentar a família. Tem uma personalidade das mais significativas da literatura e da história em Portugal no século XIX e pioneiro do liberalismo romântico e de um catolicismo renovado.
Publicou obras de ficção, como Eurico, o Presbítero em 1844, e ganhou fama como historiador e também a História de Portugal, em quatro volumes, e História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal.
Mas a obra que vai transformar Alexandre Herculano no maior português do século XIX é a sua História de Portugal. Em 1857, após o seu casamento com D. Mariana Meira, retira-se definitivamente para a sua quinta de Vale Lobos (Azóia, Santarém) para se dedicar à agricultura e a uma vida de recolhimento espiritual - ancorado no porto tranquilo e feliz do silêncio e da tranquilidade, como escreverá na advertência prévia ao primeiro volume dos Opúsculos. Faleceu em Vale de Lobos no dia 13 de Setembro de 1877. Herculano foi o responsável pela introdução e pelo desenvolvimento da narrativa histórica em Portugal, juntamente com Almeida Garrett, é considerado o introdutor do Romantismo em Portugal desenvolvendo os temas da incompatibilidade do homem com o meio social.
Palavras cujo o significado desconheço:
Infatigável- adj. Que não se fatiga, que não se cansa.
Selvoso- adj (lat silvosu) 1 Que tem selvas. 2 Da natureza da selva; selvático.