A leitura e o desenvolvimento infantil
RESUMO
Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que este trabalho vem propor. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Outro enfoque deste estudo é, também, explanar formas de inserir a leitura dentro da sala de aula, de uma forma que encante os alunos e que auxilie na inclusão dos mesmos. Palavras-chave: Leitura, Literatura, Criança, Educação, Pesquisa. INTRODUÇÃO
O intelecto humano pode e deve ser estimulado desde cedo. A leitura é uma das formas mais fáceis — e prazerosa — de fazê-lo. Ler leva uma criança a imaginar outros mundos, realidades, lugares. Ajuda a desenvolver a empatia, no caso, por personagens, ou até mesmo se auto-descobrir nestes. O intuito deste trabalho é defender a literatura a fim do desenvolvimento intelectual infantil, e apresentar formas de inseri-la na educação das crianças.
DESENVOLVIMENTO
1 – A IMPORTÂNCIA DE LER PARA CRIANÇAS
A leitura favorece a remoção das barreiras educacionais de que tanto se fala, concedendo oportunidades mais justas de educação, principalmente através da promoção, do desenvolvimento da linguagem e do exercício intelectual, e aumenta a possibilidade de normalização da situação pessoal de um indivíduo.
Assim, o aprendizado da leitura depende de habilidades como percepção, memória, consciência, para compreender que as letras do alfabeto simbolizam sons diferentes e de que sons podem ser agrupados para formar palavras.
Além disso, ler envolve o aprendizado das regras e suas exceções, sem contar das deduções lingüísticas na leitura em contexto, assim, a leitura e a escrita, que são usos secundários da língua, não são competências adquiridas natural e espontaneamente como a língua oral, o que significa que tem que ser ensinadas.