A leitura no cotidiano escolar
A Leitura no Cotidiano Escolar do Colégio Estadual Dr. Jairo Azi
Inhambupe/BA
2011
KATIA CILENE XAVIER DANTAS
A Leitura no Cotidiano Escolar do Colégio Estadual Dr. Jairo Azi
Artigo científico apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, pelo Instituto Pró Saber, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão Escolar.
Inhambupe/BA
2011
A Leitura no Cotidiano Escolar do Colégio Estadual Dr. Jairo Azi
Professora: Kátia Cilene Xavier Dantas1
RESUMO
A leitura no cotidiano escolar do Colégio Estadual Dr. Jairo Azi é uma tentativa de indicar a importância de ser um leitor fluente para ter um bom aproveitamento escolar, tendo em vista a proposta do Projeto Político Pedagógico e os resultados obtidos nas avaliações internas e exames que avaliam o nível de leitura, como o ENEM, entre outros. Observar o espaço que essa prática ocupa no cotidiano escolar faz-se necessário diante dos resultados insuficientes e do papel do gestor frente a estes resultados.
Palavras-chave: Leitura – Avaliação – Papel do gestor
1. INTRODUÇÃO
Vivemos numa sociedade em transformação, as organizações educacionais precisam estar atreladas ao que se evidencia no mundo contemporâneo e faz-se necessário um estudo aprofundado do fazer pedagógico, sobretudo do papel dos gestores educacionais. Como foco gerador que embasará este artigo científico vale a pena discutir como os gestores trabalham os resultados das avaliações internas e externas que ora se apresentam como parte indispensável no processo de aquisição do conhecimento. O objetivo desta análise é fazer a leitura como processo de reflexão e interação entre interlocutores, entre sujeitos (autor/leitor), momento crítico de atribuição de sentido. A produção de textos escritos diversificados promovendo as bases para a construção de uma sociedade de