A leitura no contexto escolar
A leitura e o aluno no contexto escolar.
Delimitação do tema:
Este projeto visa confabular a imaginação das crianças em busca do despertar de sua criatividade. É notório que o espaço reservado para o conhecimento vem se confundindo entre luz e trevas. Percebemos uma falta de administração no anseio escolar, um vazio de mudanças profundas na pratica de ensino, trabalho de equipe inexistente, envolvimento com o alunado nulo, participação da comunidade inoperante, e pais sem iniciativa. Os dilemas educacionais corroboram para um obscuro processo de ensino aprendizagem. O ensino da leitura no contexto escolar é meramente subjetivo. As alternativas do modelo autônomo de aprendizado estão cada vez mais fora do universo do aluno.
A própria criança é resistente a mudanças. Imagine então o universo docente e diretivo das escolas. Essa lacuna a ser preenchida é objeto de extremo desejo de solução. Existe dentro do aluno uma vontade imensa de aprender de desenvolver o hábito de ler. Falta no livro didático um estímulo que atinja o meio de interação do aluno. O formato dos livros didáticos está no padrão da tela do computador. Temos que criar outros meios para entrarmos na mente dos jovens. A mídia televisiva, o rádio, a mídia impressa e outros elos de linguagem podem contribuir para a divulgação de livros e a consequente leitura. Através deste estudo, vamos enfatizar que a metodologia de conhecer, fazer, conviver e ser, mostrarão brechas para quebrar vícios e gestos alienantes, máscaras sociais, chegando à criação de uma identidade nos nossos alunos, juntamente, com uma visão critica do meio que vivem.
Justificativa:
A leitura é um conjunto de práticas sociais. Unir os vários universos de linguagem dentro do contexto escolar é um desafio dos mais audaciosos. O teatro, o Museu, a música, dança e até mesmo a internet, fazem parte dessas novas linguagens. Nossas crianças encontram dificuldades para explanar suas habilidades de ler e escrever. A