a leitura na formação do cidadão
No seguinte trabalho iremos expor a importância do ato de ler na formação social de um indivíduo, e ressaltar que é por meio da leitura que podemos formar cidadãos críticos. Ao lermos um texto estabelecemos um diálogo entre tudo o que sabemos e aquilo que o texto nos traz de novo, atribuindo significado ao que lemos.
A leitura acontece em todo contexto em que o indivíduo está envolvido e vai muito além da decodificação de palavras, segundo Paulo Freire (1989, p. 9), “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”.
Podemos ressaltar que a leitura não se constitui em um ato solitário, o leitor é sempre parte de um grupo social, certamente carregará para esse grupo elementos de sua leitura.
O ato da leitura é muito mais do que simplesmente ler um artigo de uma revista, um livro, um jornal. Ler se tornou uma necessidade, é participar ativamente de uma sociedade, desenvolver a capacidade verbal, descobrir o universo através das palavras, além do fato de cada leitura nos enriquecer com novas ideias, experiências.
Uma indagação surge a cerca desse assunto, qual é o papel da leitura na formação do indivíduo?
2. OBJETIVOS
a. Geral:
• Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais.
• Possibilitar uma nova visão de mundo, para formar um indivíduo melhor. b. Específico:
• Estimular o desejo de novas leituras.
• Despertar o prazer da leitura.
• Promover o desenvolvimento do vocabulário.
3. JUSTIFICATIVA
A realidade atual vem afastando cada vez mais as pessoas do ato de ler. Computadores, videogames, TV, entre outros aspectos, têm ocasionado pouco interesse para leitura. E as consequências são marcantes, o vocabulário precário, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas, conhecimentos restritos.
Faz-se necessário que busquemos