A LEITURA COMO PROTAGONISMO SOCIAL NA PENITENCIARIA FEMININA DE CARIACICA
READING AS SOCIAL LEADERSHIP IN PRISON FOR WOMEN CARIACICA
Christiana Carla Neves de Barros**
Charlene dos Santos Costa***
Michele Sampaio da Silva****1
RESUMO: O trabalho numa penitenciária nem sempre é visto com bons olhos pela maioria das pessoas. A visão que se têm desses locais na maioria das vezes equivocada não condiz totalmente com a realidade. Ter a confiança das pacientes e fazer um projeto acontecer e funcionar não é fácil, ainda mais quando a sugestão desse projeto vem das próprias presas que ao sofrerem bullyng pelas suas escolhas literárias se propõe a ajudar para que as outras pacientes também tenham interesse na leitura e tenham outra forma de passar o tempo ocioso que tem durante o cárcere.
Palavras Chaves: Penitenciaria, Leitura, Serviço Social.
ABSTRACT: Working in a prison is not always viewed favorably by most people. The vision we have of these sites most often mistaken dismissive fully with reality. Have the confidence of domestic and make a project happen and work is not easy, especially when the suggestion of this project comes from the companies that own the bullyng suffer for their literary choices aims to help so other internal also have an interest in reading and have another way to pass idle time you have during incarceration.
Key Words: Penitentiary, Reading, Social service.
INTRODUÇÃO
Neste artigo queremos expor a importância da leitura na formação social do indivíduo, não um sujeito qualquer, mas, o que está momentaneamente impedido de sua liberdade. Vale ressaltar que através da leitura é possível formar cidadãos críticos, uma condição indispensável para o exercício da cidadania, na medida em que torna a pessoa capaz de compreender o significado da sua posição no cenário social e de expressar-se com suas opiniões, tomando seu devido lugar na sociedade e tendo a consciência de todos os seus direitos sabendo lutar por eles.