A LEITURA COMO INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS
Leitura é o principal vetor de mudanças sociais e culturais. Um país de leitores tem cidadãos mais conscientes de seus papeis, no desenvolvimento de sua sociedade, entretanto nossa educação ainda não demonstra avanços na questão da formação de leitores, ainda, mais críticos. A escola que deveria ser o principal agente dessa formação ainda não consegue faze-la em sua totalidade, devido ao fato do não desenvolvimento da prática da leitura como ato prazeroso e sim de forma indevida. Desse modo objetivamos que o professor repense sua prática pedagógica, tornando-se assim o principal agente dessa formação, fazendo que o aluno consiga realmente ser um leitor critico pleno em sua capacidade leitora.
Palavras-chave: Leitura. Crítico. Formação.
Abstract
Reading is the principal vector of social and cultural changes. A country readership has more citizens aware of their roles in the development of their society, however our education still shows no progress on the issue of training of readers, even more critical. The school should be the main agent of such training still can not do it at all, due to the fact of not developing the practice of reading as pleasurable and yes improperly act. Thus the teacher aim to rethink their practice, thus becoming the principal agent of such training, making the learner to be a really critical player in your reader full capacity.
Keywords: Reading. Critical. Training.
A leitura é capaz de modificar o destino das pessoas, além de evidenciar o desenvolvimento e a melhoria do ensino dentro da escola e fora dela. A leitura é o principal instrumento que o professor utiliza para a formação da criança enquanto cidadão, tornando-o um ser consciente de suas atitudes e também capaz de emitir reflexões construtivas diante dos fatos que o cercam oportunizando assim o desenvolvimento de uma criticidade que o apresentará caminhos mais dinâmicos e eficientes ao longo da vida, proporcionando um aumento da sua qualidade de vida e