A lamentação:
» Confira a lista de todas as obras de arte
» Sobre o projeto "Um pouco de arte para sua vida"
Os afrescos estão integrados à arquitetura da Capela de Scrovegni (ou Capela Arena), em Pádua, de forma harmoniosa. Todos são emoldurados e destacam o aspecto trágico da missão de Cristo - Paixão, Crussificação e Ressurreição - sob o teto azul celeste da abóbada. Na cena de luto retratada por Giotto, a Virgem Maria, os discípulos de Cristo, Maria Madalena e outras mulheres santas choram sobre o corpo de Jesus antes de Seu sepultamento. A narrativa simplificada permite ao espectador se ater ao momento mais tenso do drama. O rosto das imagens realistas são retratados com naturalidade e estão repletos de vida, enquanto os anjos aparecem na pintura retratando uma angústia teatral e caótica. Os dois grupos são unidos pela linha diagonal da colina, característica dos trabalhos de Giotto. A sensação de realismo da cena se deve ao uso estudado da luz e da sombra. Essa originalidade ajudou a aumentar o prestígio da pintura no início do século XIV, quando a arte ainda disputava espaço com a arquitetura.
5 detalhes de A lamentação se destacam:
1. Anjos:
Os anjos que aparecem chorando no alto do afresco são retratados olhando ao redor de forma impotente. O movimento frenético dos anjos cria um constraste marcante com a cena das imagens imóveis no primeiro plano. A impressão é de que eles foram surpreendidos em seu sofrimento e o olhar do grupo se fixa na imagem de Cristo.
2. Árvore:
A árvore sem folhas representa a debilitada árvore do conhecimento do bem e do mal. Está localizada na diagonal oposta à imagem de Cristo e enfatiza a desolação da cena e a perda da vida sagrada. Além disso, a imagem também representa a renovação