A justiça de Deus
FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA
DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS
PROJETO
A Justiça de Deus
GÁLATAS E ROMANOS
A Justiça de Deus. Deus toma para si o título de "Aquele que justifica o ímpio". Ele torna justos aqueles que são injustos, perdoa aqueles que merecem punição e favorece aqueles que não merecem favor. Parece surpreendente, que um Deus Santo, justifique um homem pecador? Nós estamos sempre falando da nossa própria bondade e de nossos próprios méritos, e teimosamente nos referimos a isso para dar a entender que há alguma coisa em nós digna de chamar a atenção de Deus. Deus sabe que não existe em nós nenhuma bondade, Ele sabe que "todas as nossas justiças são como trapo de imundície e portanto, o Senhor Jesus veio a este mundo trazer a bondade e a justiça com Ele, e concedê-las às pessoas que não as têm. Ele veio para nos tornar justos: Ele justifica o ímpio.
A necessidade de justificação se deu a partir da queda de Adão. Com a desobediência de Adão o pecado entrou no mundo e a humanidade herdou uma natureza separada de Deus e, consequentemente, toda a humanidade é injusta desde seu nascimento. A bíblia deixa claro que todos pecaram e foram destituídos de compartilhar da comunhão com Deus ( Rm 3:23 ). Neste sentido, todos devem ser assalariados com a morte, pois a pena não pode passar da pessoa do transgressor e Deus jamais declara o ímpio justo.
Quando o homem crê em Cristo conforme o que as Escrituras dizem, naquele instante toma sobre si a própria cruz e segue após Cristo . Ao crer, o homem torna-se participante da carne e do sangue de Cristo, momento que lhe é comunicado as aflições e a morte de Cristo. Quem crê sai juntamente com Cristo ao arraial e leva sobre si o vitupério de Cristo, pois é crucificado e morto juntamente com Cristo. "Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério" ( Hb 13:13 ).
Quando o homem é morto com Cristo, Deus executa justiça e, consequentemente a sua palavra, pois