A istalação dos barbaros na Idade média
578 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABCHISTORIA MEDIEVAL
LE GOFF,JACQUES
A CIVILIZAÇÃO DO OCIDENTE MEDIEVAL(V-I)
PROFESSORA
A Instalação dos bárbaros (Século V-VII):
Sobre as ruínas do Império Romano, começa a surgir a idade medieval do Ocidente, assim digamos que ouve uma fragilidade no Império o que deu a chance da invasão bárbara se concretizar.
A fundação de Constantinopla [...] ” Le Goff, Jacques ”(A Civilização do Ocidente Medieval Pg.28)
Uma nova Roma por Constantino (324-330) marca o mundo medieval mesmo com as diferenças entre o Oriente e Ocidente resultando que não pode ser unidos.
O prestígio do Império de Roma é ocultado por aparências e agonia com Bizâncio até (1453) por dentro de seus muros, que deixara o ocidente mais barbarizado e pobre com visão de expandir mais novos caminhos para o mundo.
O Cristianismo [...] ” Le Goff, Jacques ”(A Civilização do Ocidente Medieval Pg. 29) que é uma religião que logo se torna universal, abre caminho para Roma de forma onde algumas sociedades encontre uma estrutura para apoio, e suas culturas romanas vistas de outro modo para o ocidente medieval.
As invasões que alem de acabar com diversas sociedades,causando devastação em campos,deixando cidades em ruínas se apossou de alguns camponeses e suas terras fazendo que eles tenham proteção contra novos invasores desde que trabalhem para os chefes ou proprietários das terras conquistadas.
Assim uma nova sociedade com o império se formaria a sociedade conquistada e a conquistadora, alguns outros povos buscavam abrigo e proteção e poderiam ser aceitos ou rejeitados,os rejeitados que eram fugitivos por uma outra sociedade mais forte ou até mas cruéis que eles próprios, [... sua crueldade era muitas vezes do desespero] ” Le Goff, Jacques ”(A Civilização do Ocidente Medieval Pg. 31).
Os Hunos tem sua descrição como [ a sua ferocidade ultrapassa tudo: sulcam