A invenção do avião
INTRODUÇÃO
Um avião é qualquer aeronave que necessita de asas fixas para se sustentar no ar. Pode possuir um ou mais planos de asa, sendo estas fixas em relação ao corpo da aeronave, ou seja, que dependem do movimento do veículo como um todo para gerar sustentação aérea.
O surgimento da aviação é uma das grandes evoluções tecnológicas da humanidade. A criação do avião foi um grande marco para a história, pois ele diminuiu de forma significativa o tempo de viagem entre dois locais.
Mas como é possível um veículo, sendo mais pesado que o ar, voar? Um avião alça voo devido à reações aerodinâmicas que acontecem quando ar passa em alta velocidade pela asa.
As asas de um avião são projetadas e construídas de forma que elas ''cortem'' o ar. Quando o avião está em movimento suas asas cortam o ar, fazendo com que a velocidade do ar que passa por cima da asa seja maior do que a velocidade do ar que passa por baixo, ou seja, a pressão do ar na parte de baixo do avião é maior que na parte de cima (devido ao comprimento da asa ser maior na parte superior graças a uma curvatura), empurrando o avião para cima, é essa força que o mantém no ar. Assim, quanto maior o peso do avião maior deve ser a sua velocidade para que ele possa decolar e se manter em equilíbrio no ar. Então o que faz com que um avião não caia é na verdade a velocidade dele e as suas asas.
HISTÓRIA
O desejo de voar está presente na humanidade provavelmente desde o dia em que o homem pré-histórico passou a observar o voo dos pássaros e de outros animais voadores. Ao longo da história há vários registros de tentativas mal sucedidas de voos. Alguns até tentaram voar imitando pássaros: usar um par de asas (que não passavam de um esqueleto de madeira e penas, imitando as asas dos pássaros), colocando-os nos braços e balançando-os. [Muitas lendas,crenças e mitos da antiguidade envolvem ou possuem fatos relacionados com o voo, como a lenda grega de