A invasão do Fast Fashion
A Natura é uma empresa brasileira do ramo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, fundada em 1969 é líder de mercado no país e atua em outros 6 países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela) e na França.
A empresa está presente em 7 de cada 10 casas brasileiras, atingindo todas as classes e regiões do país. Conta com 19 linhas de produtos, com público e faixas de preços de diferenças consideráveis.
Desde 2004 tem seu capital aberto, com ações na Bolsa de Valores São Paulo (BM&FBovespa).
Em dezembro do ano passado a empresa adquiriu 65% da fabricante de cosméticos australiana Aesop, que atua no segmento premium na Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. As operações das duas empresas seguem independentes, através dessa aquisição a líder brasileira pretende ampliar seu mercado geográfico e entender como funciona a venda direta. Os caminhos que serão seguidos pela marca adquirida ainda não foram traçados, ou ao menos ainda não se tornaram públicos.
A empresa se difere por grande apelo à sustentabilidade e a educação. Possui inúmeros projetos e metas sociais, ambientais e educacionais. E esse ano já foi eleita a empresa de maior reputação do Brasil.
No último ano (2012) a receita líquida teve um aumento de 13,5% enquanto os lucros estiveram 3,7% maior que o ano de 2011. Além disso, o ano passado permitiu à natura 88 prêmios e rankings nacionais e internacionais.
ESTRUTURA DE CANAIS
A maior parte do faturamento da empresa vem da venda direta, a Natura reúne hoje um exército 1,5 milhão de consultoras e consultores Natura no Brasil, que realizam 70 mil pedidos diários de produtos. Referente às operações internacionais o número de consultores é de 340 mil na América Latina.
A empresa realiza venda online em parceria com o submarino, porém esse canal é pouco desenvolvido e não se trata do foco estratégico da empresa, além disso, na venda online não existem produtos em promoção como nas tradicionais