A Introdu O Eficiente De Produtos
Segundo os entrevistados, a Introdução Eficiente de Produtos é a estratégia do ECR menos empregada pelas empresas no Brasil. Dentre as empresas pesquisadas que ainda não a implementaram, a grande maioria não mostrou muito interesse, seja a curto, médio ou longo prazo. Apenas uma das indústrias pesquisadas estava realizando essa estratégia.
De acordo com a bibliografia estudada, a Introdução Eficiente de Produtos é a estratégia do ECR que menos proporciona a redução significativa de custos (apenas 0,9% no preço final do produto). Os benefícios são dificilmente mensuráveis, a relação de trabalho necessária entre as indústrias e seus parceiros é extremamente complexa, sendo considerada por muitas empresas uma estratégia utópica, difícil de ser colocada em operação. Sendo assim, a difusão dessa estratégia nas empresas brasileiras pode ser considerada limitada.
Considerando os principais ganhos percebidos pela indústria com a adoção dessa estratégia, destacam-se: maiores vendas e melhor definição do mix de produtos. Dentre os principais obstáculos citados pelos entrevistados, têm-se as barreiras culturais, já que para a operacionalização dessa estratégia se torna fundamental o estabelecimento de novas formas de trabalho, realizadas em conjunto entre os departamentos das empresas.
Atualmente a indústria pesquisada que já desenvolve essa estratégia (multinacional), está realizando a Introdução Eficiente de Produtos com 24 clientes, sendo 20 distribuidores e quatro varejistas. Essa estratégia implica o planejamento e definição de metas em conjunto. De acordo com os entrevistados, a Introdução Eficiente de Produtos foi implementada efetivamente na empresa no ano de 2001 (juntamente com a Promoção Eficiente de Produtos) e não contou com o envolvimento do ECR Brasil e de nenhuma consultoria.
Bibliografia:
Harris, J. K., Swat.Man, P. M. C., & Kurnia, S. (1999, January). Efficient consumer response (ECR): a survey of the Australian grocery