A intolerância familiar quando se necessita de compreensão
O ser humano já nasce com o preconceito enraizado em si. Os casos de preconceito contra cor, sexo e principalmente contra a opção sexual já não são novidade para ninguém. A homofobia, um dos casos mais comuns de preconceito nas sociedades ao redor do mundo, tem recebido, ultimamente, um enfoque fora do comum, principalmente quando o preconceito parte de familiares, afetando da maneira mais negativa possível a vida daqueles que precisam do apoio e do amor daqueles que os educaram.
Desde pequenas as pessoas são instruídas por seus pais a amar o próximo e respeitá-lo independente de qualquer coisa. Porém, ao perceber algo de diferente na personalidade de seus filhos, os pais são os primeiros a se contradizerem. Devido a não aceitação e a falta de apoio dos familiares, o homossexual fecha-se para o mundo, escondendo quem ele realmente é, tendo assim sua vida social afetada.
Ainda por conta da intolerância no meio familiar, tendo o preconceito vindo geralmente da figura paterna, o indivíduo pode não apenas sofrer agressão física por parte do pai, mas também ser também expulso de casa. Tal fato pode acarretar diversas consequências negativas, por exemplo: o consumo de drogas ilícitas pelas ruas, já que ele não possui mais um lar e não está mais sob orientação dos pais; a prostituição como uma maneira de se sustentar ou sustentar os vícios e também o suicídio que é, para alguns, a única maneira de fugir de problemas como esse.
Mesmo diante de tantas lutas e protestos e também diante de todo o trabalho que a mídia faz para melhorar a inclusão do homossexual na sociedade, a homofobia ainda está presente principalmente dentro das famílias, prejudicando o relacionamento interpessoais daqueles que precisam do apoio da família, principalmente. A aceitação e o respeito devem vir antes de qualquer coisa e, assim como Lulu Santos, considerar justa toda forma de amor.