A intervenção entre os seres vivos: A Simbiose 6ª série
Simbiose é : quando dois ou mais seres vivos diferentes que vivem em um mesmo ambiente trocam vantagens entre si para sobreviver, muitas vezes estão tão unidos e dependentes um do outro, que parecem ser um único só organismo.
A simbiose ocorre no ecossistema (conjunto de seres vivos que convivem em um só meio ambiente natural).
Exemplos de Simbiose:
Orquídeas e os micorrizas
As orquídeas vivem em árvores, mangues, rochedos, locais que possuem bastantes matérias orgânicas, porém são ambientes pobres em sais minerais. Em suas raízes esponjosas, as orquídeas abrigam fungos denominados micorrizas. Esses fungos chamados de micorrizas, tem vários filamentos que são pequenas raízes. Nessas raízes, os fungos atacam as matérias orgânicas que estão nas partes externas como nas cascas das árvores, nos rochedos, etc. E transformam essa parte externa desses elementos em sais minerais que serão absorvidos pela orquídea.
Esses fungos (micorrizas), também recebem algo em troca. É que toda vez que a orquídea faz a fotossíntese, esses fungos recebem as moléculas orgânicas para poderem sobreviver. Essa relação de simbiose com os fungos micorriza acontece com várias plantas e não somente com as orquídeas.
Simbiose digestiva: Animais e microorganismos
São bem conhecidos os casos dos animais como touro, ovelha, cabra, girafa, etc., que graças às simbioses digestivas são capazes de aproveitar a enorme quantidade de celulose contida nos vegetais de que se alimentam.
Esses animais ao comerem as plantas que possui grande quantidade de fibras (a celulose), conseguem fazer digestão por causa dos microorganismos que estão dentro de seus organismos. Esses microorganismos se alimentam destas fibras e ao mesmo tempo ajuda na absorção dos nutrientes para o corpo desses animais. O mesmo ocorre com as aves granívoras, que comem grãos.
Beija-Flor