A intertextualidade na charge
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON – CESTI
DEPARTAMENTO DE LETRAS PORTUGUÊS
DISCIPLINA: Semântica
PROFESSORA : Leonildes Pessoa Facundes
5º PERÍODO
TURNO: NOITE
Laiane Fortuna de Carvalho
Hartemysa Gracielle Soares Feitosa
A intertextualidade na charge politica.
Introdução
O termo charge é francês, vem de charger, carregar, exagerar e até mesmo atacar violentamente (uma carga de cavalaria). Este tipo de texto tem caráter temporal, pois trata do fato do dia. Dentro da terminologia do desenho de humor pode-se destacar, além da charge, o cartum (satiriza um fato específico de conhecimento público de caráter atemporal), a tira, os quadrinhos e a caricatura pessoal. A charge será alvo do estudo por trazer, em uma análise superficial, implícita a história e a presença do interdiscurso.
Ela é o local escolhido pela ironia, metáfora (transferência), pelo contexto, pelo sujeito, para atuar. Por ser combativa, tem lugar de destaque em jornais, revistas e na Internet. Portanto, ampla poderá ser a leitura interpretativa por nela se constatar a presença da linguagem, da história e da ideologia. (SILVA, 2004,
p. 13, apud LESSA, 2007)
Intertextualidade na charge.
CONCLUSÃO
No presente artigo analisamos varias charges de caráter politico e presenciamos a notabilidade da essência verdadeira dos chargistas ao expor a sua opinião para a sociedade sobre os nossos políticos. Observando de maneira rápida e com muito humor. Sabemos que a nossa sociedade ainda se cala perante as injustiças na nossa politica, mas devemos entender que, a politica é um assunto para todos e não só para os intelectuais.
AGRADEÇO ATENÇÃO
DE TODOS